Slide1 background

11 a 14 de julho 2017

Goiânia | GO

SINDICATOS FORTES, BRASIL MAIS JUSTO!

CONCEITO
LOCAL
MENSAGEM DO PRESIDENTE
OBJETIVOS E MOTIVAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
PATROCINADORES
INSCRIÇÃO

CONCEITO
Os Congressos Estaduais da Central dos Sindicatos Brasileiros tratarão de assuntos dos cenários político, econômico e social, além de temas essenciais para a realidade dos trabalhadores e o desenvolvimento do País.

Os eventos reunirão mais de 1 mil dirigentes sindicais de todos os rincões do Brasil, representando cerca de 600 sindicatos e 5 milhões de trabalhadores, personalidades políticas e intelectuais que abordarão temas de relevância nacional.


Caso a sua empresa queira dialogar com os trabalhadores, este é o momento ideal. Será um momento sublime dos trabalhadores brasileiros, pois estarão todos empenhados em debater e deliberar sobre as propostas da Central para três grandes eixos.

Eixos debatidos
• INDEPENDÊNCIA: A luta brasileira por nossa independência econômica, por liberdade para determinar nossos rumos, nosso crescimento e promoção da Justiça Social, pilares elementares para qualquer Nação que busque sua soberania e liderança internacional.

• DESENVOLVIMENTO: Libertar o setor produtivo, público e privado, do grande entrave do nosso desenvolvimento que é o juro alto. Defendemos um setor financeiro saudável para o País, sem abusos, buscando uma harmonia no sistema que permita aos demais segmentos da economia se desenvolverem de forma plena.

• JUSTIÇA SOCIAL: Aprofundar a distribuição de renda, promover a valorização do trabalho, a qualificação e investimento em educação e tecnologia, visando à ampliação do poder de compra do trabalhador e geração de oportunidades iguais para todos.

Reorganizada em 2012, a CSB foi a central que mais cresceu e é a que mais cresce no País. Somos mais de 600 sindicatos e 30 federações. Representamos os operários de gravata e os profissionais do chão de fábrica. Está em constante crescimento e é o espaço ideal para os dirigentes que querem construir uma organização ativa, plural e moderna.


LOCAL

Alpha Park Hotel
Av. Alphaville Flamboyant, Qd.5, nº200
Residencial Alphaville Flamboyant | Goiânia | Goiás



Carta do Presidente

No II Congresso Nacional da CSB, realizado em fevereiro de 2016, definimos os três eixos que nortearão nosso trabalho: Desenvolvimento, Independência e Justiça Social. Estes são os compromissos da Central com os trabalhadores brasileiros.

Diante da conjuntura econômica atual de crise, recessão e desemprego, é fundamental que a representação dos trabalhadores atue para ajudar o Brasil a voltar a crescer. Igualmente importante é a união de todos os setores da sociedade na retomada do desenvolvimento.

Esta participação conjunta é fundamental para o crescimento do setor produtivo e a construção de uma indústria nacional forte. Este motor, aliado à diminuição da taxa de juros, é essencial para que o País volte a gerar empregos, supere a recessão e faça a economia se desenvolver.

Certamente a participação dos trabalhadores nesta engrenagem é peça essencial para retirar o País do retrocesso. Valorizar a classe trabalhadora é medida primaz quando se pretende levar o Brasil a patamares de soberania e independência. E isso se dá com a ampliação dos direitos trabalhistas.

E é dentro deste cenário de desafios e necessidades de conquistas que pretendemos construir os Congressos Estaduais da CSB. Queremos dar voz aos brasileiros dos quatro cantos do País, ouvir as necessidades regionais, apresentar nossas teses, bem como debater a conjuntura política, econômica e social para construir um Brasil próspero.

Venha fazer parte de mais este momento importante para os rumos do País.


Presidente da CSB






Programação

*** Programação Sujeita a alteração ***

Terça-feira – 11 de Julho

- Das 14h às 18h – Credenciamento no Hotel


- Das 19h às 20h30 – Abertura Solene com a presença de autoridades


- 20h30 às 21h30 - Tema: "Política de Desenvolvimento Nacional" Palestrante: Ciro Gomes

Ciro Ferreira Gomes é um advogado, professor universitário, escritor e político brasileiro. Está filiado ao PDT, partido do qual é vice-presidente. Natural de Sobral (Ceará) desde 1962, é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará e também fez um curso de economia na Harvard Law School.
Carrega em seu currículo político os mandatos de deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, Ministro da Fazenda,
Ministro da Integração Nacional Governo e deputado federal. Ciro já concorreu à Presidência da República por duas vezes (em 1998 e em 2002), e hoje é apontado como pré-candidato pelo PDT ao cargo nas eleições de 2018.


- Das 21h30 às 23h – Jantar

Quarta-feira - 12 de Julho

- Das 8h às 9h – Credenciamento no Hotel


- Das 11h às 12:30h – Tema: “Estatuto Sindical” Palestrante: Gérson Marques - Doutor, Professor da UFC, Procurador Regional do Trabalho, MPT/CE

-Estatuto Sindical: Importância do Estatuto sindical. Atualidade e modernização do estatuto. Democracia estatutária. Inconstitucionalidade de dispositivos estatutários. Estruturação da entidade sindical, por meio do estatuto. Assembleias. Considerações sobre regras eleitorais, relevância das atas. Comentários Jurisprudenciais.


- Das 12h30 às 14h - Almoço

- Das 14h às 15h – Tema: “Formas degradantes de trabalho humano ” Palestrante: Luís Antonio Camargo – SubProcurador-Geral do Trabalho-DF, Especialista

- Definição de trabalho degradante. Trabalho análogo à escravidão. Tratamento legal. Consequências jurídicas. Combate pelas instituições públicas. Prova. Indenizações. Jurisprudência.


- Das 15h às 16h - Tema: “Noções básicas sobre a história do trabalhismo e do movimento progressista brasileiro ” Palestrante: Professor Wendel Pinheiro

- Noções básicas sobre a história do trabalhismo e do movimento progressista brasileiro

- Das 16h às 16h20 – intervalo


-Das 16h20 às 17h20 - A Definir


-Das 17h20 às 18h50 - A Definir


-Das 19h às 21h - Jantar de Confraternização

Quinta-feira - 13 de Julho

- Das 9h às 10h – Tema: “Oratória Sindical”” Palestrante: Carlos Conce - Mestre em Comunicação/UFRJ, graduado em Letras e em Comunicação Social

A importância da comunicação e da oratória para líderes sindicais. O líder sindical: habilidades de comunicação e performance. O discurso do líder sindical: princípios da mensagem e caz. O público-alvo do líder sindical: como in uenciar os seus ouvintes


- Das 11h às 11h – Tema: “Ações coletivas pelos sindicatos” Palestrante: Erlan Jose Peixoto do Prado - Procurador do Trabalho/DF

O fenômeno da coletivização do processo. Interesses coletivos, individuais homogêneos e difusos. Ações coletivas cabíveis na defesa dos direitos trabalhistas. Denúncias ao MPT. Papel dos sindicatos. Prova da violação coletiva a direitos sociais. Eficácia da sentença. Jurisprudência.


- Das 11h às 12h30 – Tema: “Assédio moral no trabalho ”

Palestrante: Clovis Renato Costa Farias - Doutor, advogado, professor universitário

Definição de assédio moral. Modalidades e classificação. Assédio no trabalho. Sujeitos ativo e passivo. Bullying e síndrome de Burnout. Atitudes do assediado. Consequências jurídicas. Ações judiciais. Prova. Indenizações. Serviço público. O abuso de poder.


- Das 12h30 às 14h – Almoço


- Das 14h às 15h - Tema: “Proteção de dirigentes sindicais ”

Palestrante: Meton Marques - Doutor, Desembargador TRT-22, Professor da UFPI

-Dirigente sindical: O representante sindical, na empresa. Legitimidade sindical. Proteção ao dirigente. Estabilidade. Atos antissindicais. Denúncias ao MPT. Reintegração. Indenizações. Jurisprudência.


- Das 15h às 16h – A Definir


- Das 16h às 16h20 – Intervalo


- Das 16h20 às 18h – A Definir


- Das 19h às 21h – Jantar

Sexta-feira - 14 de Julho

Das 9h às 12h - Sessão plenária de debates e aprovação de moções


12h - Checkout no Hotel


Das 12h às 13h30 - Almoço

TESES – II Congresso CSB

PATROCINADORES

 

CONTATO

GOIÁS:

SANDRO JADIR ALBUQUERQUE
Rua Salermo, Qd 47. Lt 07, Casa 01 - Setor Jardim Europa
Goiânia/GO - CEP: 74325-210
Telefones: +55 62 3088-0456
E-mail: csbgo@csb.org.br

SEDE SÃO PAULO:

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 252
Conj. 91 e 92 – 9º andar
Barra Funda – São Paulo – SP
CEP 01156-001
Telefone: (11) 2384-5705 / 2384-5706
E-mail: credenciamento@csbbrasil.org.br

SEDE BRASÍLIA:

SCS Quadra 07, Bloco A, Nº 100,
salas 1113 a 1115
Edifício Torre do Patio Brasil - Brasília-DF
CEP 70307-902
Telefone: (61) 3034-0990
E-mail: csb@csbbrasil.org.br

Central dos Sindicatos Brasileiros